Rumo ao lançamento.

13/06/2011 19:37

 No primeiro semestre do ano de 2010 tive vontade de escrever um livro para crianças. Até então, eu passeava pela poesia, por contos e romances para adultos, mas escolhi o livro infantil para ser a minha primeira publicação através de uma editora. Confesso que ainda não sei o motivo que me fez querer começar assim.

Escrevi a estória da Nicola durante o final do outono quando eu ainda morava em Teresópolis/RJ. Além de ter como inspiração a minha sobrinha-princesa Sofia, o vale que me cercava foi o cenário perfeito para compor a fábula. Da janela do escritório eu observava diversas borboletas de todas as cores e tamanhos. Passei um bom tempo admirando o bailar e o percurso de cada uma delas e acabei batizando algumas que sempre vinham beijar as flores do jardim.

Assim, "Nicola, a borboleta de uma asa só" foi nascendo. Percebi que seria lindo poder publicar este livro, mas faltava alguém que pudesse ilustrá-lo com maestria. Eu precisava de uma fada... Isso mesmo que você leu! Eu precisava urgentemente de uma fada capaz de materializar a Nicola e os outros personagens dessa estória. Tenho certeza que a Natureza ouviu o meu pedido quando me trouxe a Thaís Leão, artista plástica, estilista, filha da minha amiga e também escritora Gloria Leão.

Thaís recebeu o meu pedido com muito carinho e entreguei Nicola em suas mãos. Deixei-a livre para criar as ilustrações e dar asas à sua imaginação. O casamento foi perfeito! Tenho muito orgulho em dizer que todos os desenhos do livro foram realmente feitos à mão (nada de recursos digitais). A pintura aquarelada deu um toque maravilhoso ao trabalho e, ao folhearmos o livro, somos capazes de sentir o amor dedicado em cada traço.

A revisão foi feita por Cristina Viegas que, além de cunhada é uma grande amiga. Assim que terminei de escrever Nicola, confiei-lhe o meu original para que os devidos acertos ortográficos fossem feitos. Eu precisava de um olhar mais apurado para este trabalho e não poderia ser o olhar de qualquer um. A participação dela neste processo foi muito importante.

Com todo o conteúdo dentro das exigências da editora, eu também precisava de alguém para fazer a apresentação do livro. Mais uma vez, eu precisava de alguém disposto a desempenhar esse papel. Eu queria uma pessoa que fizesse isso de forma carinhosa, com a mesma energia positiva que os demais envolvidos neste projeto. Assim, pensei na atriz e escritora Erika Evanttini. Eu havia lido o seu livro recentemente e gostei demais do seu estilo de escrita. Erika gentilmente aceitou o meu convite e o meu original foi parar em suas mãos. Me encantei com a forma que ela apresentou Nicola ao leitor.

Após nove meses de trabalho editorial, finalmente, a borboleta de uma asa só nasceu em 11 de junho de 2011, numa noite de autógrafos repleta de felicidade. Pessoas importantes na minha vida foram brindar o nascimento comigo. As crianças foram um espetáculo a parte. Oferecemos cupcakes e uma trilha sonora fabulosa! Foi um momento mágico. A metamorfose de uma entusiasta que virou oficialmente escritora.

 

—————

Voltar